Quando o assunto é iluminação, uma das dúvidas mais comuns é: Qual o melhor tipo de lâmpada para o meu cultivo, HID ou LED?

Quando as lâmpadas LED para cultivo surgiram, diversas fabricantes de painéis utilizaram de um marketing muito agressivo e fizeram promessas que não conseguiam cumprir no momento, o que causou descontentamento de muitos growers que abraçaram a ideia e acabaram migrando de setups com lâmpadas HID para painéis de LED básicos e/ou baratos.

Desde então, a tecnologia das lâmpadas não parou de evoluir, e com o passar dos anos mais e mais growers voltaram a aderir a iluminação em LED e vem exibindo resultados impressionantes! É inegável que os painéis evoluíram muito nos últimos 10 anos e hoje entregam colheitas muito mais expressivas que antes. Mas afinal, elas conseguem bater as lâmpadas de vapor metálico e vapor de sódio? Qual é a melhor opção?


Lâmpadas HID (High Intensity Discharge)

Utilizadas nos maiores e melhores grows comerciais ao redor do mundo, as lâmpadas de descarga de alta intensidade (HID) são famosas por entregar as colheitas mais expressivas. Ao mesmo tempo em que se obtém um melhor aproveitamento por planta, elas acabam gerando mais calor, portanto são indicadas para tendas de cultivo grandes ou espaços semiabertos, onde há mais espaço para a circulação de ar, dispersão de calor e/ou refrigeração. Podem ser usadas com reatores convencionais ou eletrônicos.

As lâmpadas de vapor metálico (HQI) emitem uma luz azulada e são ideais para a fase vegetativa do cultivo, proporcionando um crescimento saudável as plantas. As Lâmpadas de vapor se sódio (HPS) emitem uma luz vermelha/laranja e são ideais para a fase de floração do cultivo.

Visite nossa loja e conheça as lâmpadas NARVA, marca alemã com tecnologia patenteada exclusiva para cultivo de plantas.

Vantagens HQI e HPS

  • Maior penetração de luz
  • Alto rendimento
  • Menor investimento inicial
  • Crescimento mais vigoroso em todas as etapas
  • Menor investimento inicial
  • Fácil reposição

Lâmpadas LED

Podemos dizer que os painéis de LED estão revolucionando o mercado nos últimos anos, e a busca pela tecnologia não para de aumentar. Com maior eficiência energética, elas consomem menos energia e emitem menos calor que as lâmpadas HID, portanto podem ser usadas em espaços menores. Os painéis com a tecnologia Full Spectrum e Full Cycle fornecem luz em todos os comprimentos da onda, por isso podem ser utilizados para todas as fases do cultivo. Além de todas estas vantagens, a vida útil do LED pode chegar a seis vezes a das lâmpadas comuns.

Vantagens do LED

  • Menor consumo de energia
  • Vida útil até 6x maior
  • Emite menos calor
  • Menor necessidade de refrigeração e exaustão
  • Requer menos regas
  • Menos chance de queimar a copa das plantas
  • Não requer o uso de refletores
  • Eco-Friendly: Não utiliza metais tóxicos

Conheça os Quantum Boards da Samsung, os melhores painéis de LED do mercado.


O veredito

Com o avanço da tecnologia LED nos últimos anos, se tornou muito difícil escolher um vencedor sem conhecer o caso específico do cultivador. Ao mesmo tempo em que as lâmpadas HID tem potencial para entregar colheitas mais fartas, elas requerem diversos cuidados adicionais com climatização. Quando expostas a temperaturas quentes, as plantas desaceleram seu crescimento e perdem nutrientes, portanto seja realista quanto a capacidade de exaustão e refrigeração que pode proporcionar.

Leve em consideração o tamanho da sua estufa, quantos exaustores e ventiladores serão instalados, se você possui ar-condicionado, em que época do ano será realizado o cultivo e até se você mora em uma região quente ou fria do país.

Se você não mora em uma região muito quente, o seu grow é espaçoso e tem um bom sistema de exaustão (e idealmente ar-condicionado), e com isso você consegue controlar as temperaturas, você conseguirá colheitas mais pesadas com uma boa HPS.

Se você cultiva em uma estufa pequena, em uma região ou época quente, não tem infraestrutura para auxiliar no controle das temperaturas, opte por um bom painel de LED que estará fazendo uma ótima escolha.

Se ficou com dúvidas e precisa de ajuda para dimensionar os equipamentos necessários para um cultivo perfeito, lembre-se que pode contar com nossa equipe para te ajudar. É só ligar ou mandar um whats 😉. Boas flores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?